Tratamentos para Alisar Cabelos: Verdades e Mitos do Formaldeído

Jamais tente alisar as madeixas antes de conhecer verdades e mitos sobre os principais tratamentos para alisar cabelos.

Oito meses após a Divisão de Segurança e Saúde Ocupacional de Oregon (OSHA) revelar um relatório alarmante sobre os níveis de formaldeído encontrados em vários tratamentos para alisar cabelos, produtos com esta substância ainda estão disponíveis amplamente.

Abaixo conheça o que você deve saber antes de fazer algum tratamento que alega deixar seu cabelo sedoso por meses.

Fato: o Formaldeído é Tóxico – Tratamentos para Alisar Cabelos

O produto químico pode causar irritação imediata, a curto prazo, dos olhos, da pele e do trato respiratório superior, assim dizem especialistas em tratamentos para alisar cabelos.

Os riscos de exposição a mais longo-prazo são preocupantes: Agências importantes classificam o formaldeído como carcinógeno ao ser-humano por causa de seus vínculos com câncer nasal e leucemia.

A Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer considera um carcinógeno humano: “Eu não recomendaria o uso de qualquer produto contendo formaldeído”, diz Martyn Smith, da Universidade da Califórnia em Berkeley. “Todos os produtos que o contém devem ser banidos”.

Regulação e Tratamentos para Alisar Cabelos

Especialistas em segurança de cosméticos aconselham que os produtos de beleza não devem ter mais de 0,2 por cento de formaldeído.

A OSHA testou mais de 100 amostras de vários produtos de alisamento de cabelo, registrando altos níveis de formaldeído – quase 12 por cento – em parte dos cosméticos.

Necessidades de Formaldeído

Muitas empresas dizem que seus produtos erradicam frizz apenas com queratina, aminoácidos ou “condicionadores perfeitos”. Mas nenhum desses ingredientes por si só pode manter o cabelo livre de fricção através de vários shampoos.

É por isso que as fórmulas de tratamentos para alisar cabelos também incluem ingredientes (como metilenglicol ou formalina) que se tornam gás formaldeído quando aquecidos ou secos.

O processo de secagem liberta o formaldeído, que liga os condicionadores aos cabelos, que permanecem lisos durante meses. Ao longo do tempo, as ligações se dissolvem e a textura natural dos fios retorna gradualmente.

Vários serviços de salões dizem oferecer tratamentos para alisar cabelos sem formaldeído. Se este for o caso, não está claro como são mantidos os fios liso de seis semanas a quatro meses – fique de olhos atentos.

De Olho no Biformil

Alguns kits de alisamento de cabelo de 30 dias em casa (com queratina líquida) usam biformil para otimizar os condicionadores no cabelo.

Não é classificado como cancerígeno, mas tem preocupações toxicológicas significativas, incluindo irritação da pele, dos olhos e das vias respiratórias.

Atenção: A única maneira de garantir ausência de formaldeído nos tratamentos para alisar cabelos é não tratar as madeixas com alisantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *